Vale a pena ter energia solar em casa?

30/12/2021 Por xenodochial-mcclintock

Em 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu  que os consumidores pudessem escolher entre a energia elétrica ou gerar a própria energia. A partir daí,  novas soluções foram apresentadas e assim muitos brasileiros passaram a ver a energia solar como uma alternativa viável, sustentável e econômica.

Como o próprio nome já diz, a energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de duas formas: fotovoltaica e térmica, gerando assim, energia elétrica e térmica, respectivamente.

Atualmente, com a alta nos preços da energia elétrica, volta-se a necessidade e busca dos consumidores por opções mais baratas de energia, mas será que vale a pena ter energia solar em casa?

Nesse artigo você pode conferir algumas vantagens e desvantagens de obter esse sistema.

Vantagens de se ter a energia solar em casa

A principal vantagem é se tratar de uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável, mas, além disso, traz economia na conta de luz, diminuindo o valor da mesma em até 95%. Sendo capaz de ser utilizada em todos os  aparelhos eletrônicos da casa como, por exemplo, eletrodomésticos, chuveiros e lâmpadas.

Como dito anteriormente, a energia solar é capaz de economizar até 95% na conta de luz, isso aponta para uma outra vantagem: o rápido retorno do investimento na forma de uma economia substancial na conta de luz.

Outra vantagem a ser considerada é a durabilidade do sistema e sua baixa manutenção, uma vez que seus painéis solares têm durabilidade de cerca de 25 anos, com manutenção de sistemas elétricos em cerca de um período de seis em seis meses.

Você ficou curioso  e quer obter a energia solar na sua casa saiba que hoje existem linhas de financiamento de crédito que facilitam o acesso a essa tecnologia para os consumidores de energia sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

No entanto, o uso da energia solar também possui desvantagens. Confira!

Desvantagens de ter energia solar em casa

Apesar de existirem linhas de crédito de fácil acesso aos consumidores,  o custo de aquisição suporte, instalação e os equipamentos  para se ter  um sistema de energia solar completo em sua residência,  pode ser considerado uma desvantagem, pois na prática, os preços podem variar de R $16,5 mil e R $18 mil, ao ser instalado em uma residência com quatro moradores por exemplo.

Apesar de morarmos em um país com alta incidência de raios solares, outro fator a ser considerado é a dependência do clima, pois embora a energia solar possa ser produzida em dias chuvosos nublados, a eficiência do sistema de energia solar  pode ser relativamente menor em tais períodos.

Vale lembrar, também, que a energia solar não pode ser coletada durante a noite.