Qual a diferença do sebrae e senai?

11/01/2022 Por xenodochial-mcclintock

O Sebrae e o Senai são organizações que fazem parte do sistema denominado Sistema S, sendo que algumas das quais funcionam subordinadas à Federação do Comércio e outras a Confederação Nacional da Indústria.

O Sistema S é formado por outras organizações e todos elas estão beneficiando diversas pessoas com cursos e programas. Apesar de serem administradas separadamente possuem diversas semelhanças.

Todas as instituições do Sistema S são mantidas com fundos das empresas de cada setor, as mesmas oferecem serviços à população como, cursos técnicos, atividades esportivas e culturais, pesquisas e escolas.

Como perceber a diferença do sebrae e senai

O Sebrae foi criado com o intuito de capacitar profissionais para ajudarem no desenvolvimento e aumentar a competitividade entre as empresas de micro e pequeno porte o que estimularia o empreendedorismo.

Já o Senai capacita profissionais para atuarem nos setores industriais de 28 seguimentos, incluindo a iniciação a profissão, graduação e a pós-graduação.

Essas são as principais diferenças entre as duas instituições, veja a seguir mais algumas informações sobre as mesmas.

Qual é a diferença do Sebrae e Senai?

SEBRAE

O Sebrae fica no empreendedorismo das empresas de pequeno e médio porte através de programas que favoreçam a evolução das mesmas.

O mesmo não faz parte do setor público, sendo administrado pelo setor privado, realizando parcerias com os dois setores.

Sendo que o SEBRAE ajuda na capacitação para o crescimento de uma microempresa. Promove a competitividade entre as pequenas empresas, ajuda ao empreendedorismo no fortalecimento de uma completa economia nacional.

De forma simples e objetiva o SEBRAE fornece ferramentas para o crescimento do empresario que está começando.

SENAI

O Senai fica encarregado de educar profissionalmente e prestar serviço de assistência tecnológica e técnica para a indústria. Suas atividades são sem fins lucrativos.

O mesmo é parceiro do FIEAC, e sua missão é fazer crescer a competitividade existente entre as indústrias, tudo isso através de formações e ofertas de profissionais.

Quais outras organizações fazem parte do Sistema S?

Depois de ver a diferença do sebrae e senai vamos ver agora sobre as outras intuições do Sistema S, todas elas apesar de prestarem um serviço público, não estão ligadas ao governo. Sendo elas:

  • Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;
  • Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas;
  • Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo;
  • Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural;
  • Sest – Serviço Social de Transporte;
  • Senat – Serviço Social de Aprendizagem do Transporte;
  • Sesi – Serviço Social da Indústria;
  • Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio;
  • Sesc – Serviço Social do Comércio.

Gostou do post? curta e compartilhe nossa página! comente esse post, sua opnião é muito importante.