pudim de tapioca

Receita de Pudim de Tapioca: delicie-se com um sabor autêntico e simples

24/11/2023 Por xenodochial-mcclintock

A textura cremosa e o sabor irresistível fazem do pudim de tapioca uma sobremesa brasileira clássica e apaixonante. Com ingredientes simples e um processo descomplicado, você pode criar em sua própria cozinha essa iguaria que agrada a todos os paladares. Abaixo, detalho uma receita passo a passo para você surpreender seus convidados com um pudim de tapioca inesquecível.

O que você precisa:

Ingredientes:

Para preparar esse pudim irresistível, você vai precisar de:

1. Tapioca Granulada: A Base do Pudim

A tapioca granulada é o coração dessa sobremesa. Ela proporciona a textura única que faz o pudim de tapioca ser tão especial.

2. Leite de Coco: Para um Toque Tropical

O leite de coco traz um sabor exótico e uma cremosidade extra ao pudim. Opte por versões naturais para um resultado ainda mais autêntico.

3. Leite Condensado: O Doce Sabor da Confeitaria

O leite condensado adiciona doçura e consistência ao pudim, tornando-o irresistivelmente delicioso.

4. Ovos: para a União dos Ingredientes

Os ovos desempenham um papel crucial na textura e na consistência do pudim, garantindo sua forma e firmeza.

Preparando o Pudim:

 

Passo 1: Hidratação da Tapioca Granulada

Comece deixando a tapioca granulada de molho no leite de coco por cerca de 30 minutos. Isso permitirá que ela absorva o líquido e ganhe a textura desejada para o pudim.

Passo 2: Preparação da Mistura Base

Em uma tigela separada, misture o leite condensado com os ovos até obter uma mistura homogênea. Adicione delicadamente a tapioca hidratada a essa mistura, garantindo que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Passo 3: Coloque para assar

Transfira a mistura para uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180°C em banho-maria por aproximadamente 1 hora. O tempo pode variar, então fique atento à consistência firme do pudim.

Passo 4: Resfriamento e servir

Após assar, deixe o pudim esfriar e, em seguida, leve à geladeira por algumas horas para que fique ainda mais saboroso. Sirva gelado e aprecie cada pedaço dessa sobremesa autêntica.


O pudim de tapioca é uma sobremesa que une simplicidade e sabor de maneira extraordinária. Com essa receita fácil e detalhada, você pode criar em casa um pudim que encantará seus convidados e será sempre lembrado. Experimente essa delícia e transforme seus momentos à mesa inesquecíveis!