Por que fazer uma segunda licenciatura?

29/09/2022 Por xenodochial-mcclintock

A segunda licenciatura é uma opção de curso voltada para professores interessados em ampliar seu campo de atuação no ensino. Ela tem carga horária menor com relação ao curso regular, que possui duração de 4 anos.

O mercado tem mudado rapidamente e os profissionais precisam acompanhar esse ritmo, inclusive professores, sejam estaduais e municipais, de escolas públicas e privadas.

Apesar de no Brasil a profissão de professor ter vasta oportunidade de trabalho, dispor de uma segunda licenciatura é uma maneira de aprimorar os estudos e alavancar a carreira.

Mesmo colaboradores do setor público, logo, com estabilidade, podem garantir maiores vantagens ao continuar se atualizar, pois existe um plano de carreira e progressão criado pelo Governo que valoriza a aprendizagem contínua.

Afinal, o que é uma segunda licenciatura?

Segunda licenciatura é o nome dado ao curso superior voltado para pessoas já formadas em um curso superior de licenciatura como Geografia, Matemática, Letras, Artes, Biologia, História e Química.

É um curso pensado para os professores que querem se especializar em mais de uma disciplina. Um docente de matemática que deseja trabalhar com educação física também pode fazer um curso de segunda licenciatura em Educação Física, por exemplo.

Essa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca facilitar a ampliação de conhecimento de educadores já licenciados em outra disciplina. Ela foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, e está especificada na resolução CNE/CP N° º 2, de 20 de dezembro de 2019.

Quem pode cursar uma segunda licenciatura?

O curso de segunda licenciatura está disponível a qualquer profissional já formado em algum um curso de docência. Não é preciso dispor de experiência em sala de aula ou trabalhar na profissão para fazê-lo, o diploma de licenciatura é suficiente.

Por que fazer uma segunda licenciatura?

A modalidade de curso de segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem um ou mais diplomas de ensino superior na área de educação.

Como existem disciplinas de educação comuns à toda grade curricular dos cursos de educação, ao realizar um segundo curso de licenciatura, o acadêmico pode aproveitar essas matérias já realizadas.

Disciplinas como Didática, Educação Ambiental, Filosofia da Educação, História da Educação no Brasil, Metodologia Científica, Linguagem Brasileira de Sinais e Psicologia do Desenvolvimento de Aprendizagem fazem parte de todas as grades curriculares.

Com isso, a grande curricular de uma segunda licenciatura pode ser 50% menor do que a de um curso regular. O que pode reduzir pela metade os 4 ou 5 anos de curso.

Além da segunda graduação voltada à educação ser mais ágil, ela também pode impulsionar a carreira de um professor e prepará-lo para o atual momento da educação.

O novo Ensino Médio foca na interdisciplinaridade das disciplinas e está mais preocupado em preparar o discente para o mercado de trabalho. Logo, o professor deixa de ser a figura detentora de todo o conhecimento e passa a ser um mediador.

Para cumprir com esse papel, ele precisa se atualizar, e uma segunda faculdade de licenciatura é uma opção para isso.

Falta de valorização e formas de contornar isso

No Brasil, o professor é pouco valorizado. Basta observar no site do Ministério da Educação o plano de carreira e piso salarial nacional da categoria para entender melhor a respeito.

Tanto no ensino privado como público, o docente só tem acesso a melhores condições de salário quando investe em educação contínua e se torna um pesquisador científico ativo.

Então, estar ligado a uma instituição de ensino que promove programas científicos, fazer uma segunda graduação na área de educação e fazer especializações são maneiras de contornar a desvalorização do campo.

Benefícios de fazer uma segunda licenciatura

Ao longo do artigo você já viu algumas das vantagens de optar por uma segunda graduação voltada para a educação. Mas confira detalhes acerca dos benefícios desse programa.

Carga horária menor

Este curso pode ser realizado em um tempo bem menor que a licenciatura regular. Ainda existe a possibilidade de fazer na modalidade a distância, o que facilita na logística e nos custos.

Estágio obrigatório reduzido

Um dos requisitos para conquistar o diploma de licenciatura é a realização de estágio obrigatório. Quase sempre essa prática é em sala de aula. E como o profissional já possui um curso superior docente e, consequentemente, várias horas/aula, o tempo de estágio obrigatório pode ser reduzido.

Melhorar o currículo

A segunda graduação voltada para a área educacional torna o profissional apto para lecionar em outra disciplina, o que agrega no currículo e gera maior oportunidade de trabalho.

Regularização

Profissionais de algumas disciplinas estão em falta. Mesmo programas como o Processo Seletivo Simplificado do Paraná (PSS) não conseguem suprir essa carência. O que resulta em alunos com aulas vagas ou professores que lecionam sem a habilitação adequada.

Ora, a segunda licenciatura é uma maneira de regularizar essa situação e, ainda, garantir as condições trabalhistas desse profissional.

Melhores salários

A segunda licenciatura é uma maneira de progredir no plano de carreira e, assim, garantir maior rendimento.

Segunda licenciatura em EAD

Com os avanços tecnológicos é possível realizar a segunda licenciatura em ensino a distância. Diferentes instituições de ensino superior dispõem desta modalidade.

Basta ter em mente o curso que deseja fazer e encontrar a faculdade que melhor atende suas necessidades.