O que cai na prova da Polícia Militar de Minas Gerais – PM MG
05/07/2023Está em andamento o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais. Ofertando 3.001 vagas, sendo elas 2.821 para soldado e 180 para oficial. Os salários iniciais oferecidos são de R$4.360,83 para soldado e 7.175,30 para oficial.
Os concursos da Polícia Militar de Minas Gerais costumam ser muito concorridos, afinal de contas são milhares de inscritos sempre que um novo edital é publicado.
Conquistar as vagas não é tarefa das mais fáceis, pois a concorrência é grande, por isso quanto mais bem preparado estiver, maior sua vantagem. E essa dica vale para você, que não se inscreveu para esse edital em andamento mas que já está esperando o próximo concurso PM MG. Então, antes de qualquer coisa, antecipe seus estudos!
Para isso, éfundamental que invista em um bom curso online, no qual possa assistir videoaulas gravadas pelos professores que mais entendem de concursos públicos no Brasil, e que apresentam apenas o que importa: o que cai nas provas! Além disso, ter a assinatura de uma plataforma de questões onde consiga praticar respondendo questões de concursos anteriores da PM MG é outro ponto importantíssimo, pois essa simples prática tende a deixar sua preparação ainda mais poderosa.
Mas afinal de contas, o que costuma ser cobrado nos concursos da Polícia Militar de Minas Gerais? Iremos te contar a partir de agora, para que você veja o quão importante é iniciar a preparação mesmo com um edital já em andamento.
Conteúdo programático concurso PM MG
Cada função tem cobranças distintas, tanto no nível de dificuldade mas, acima de tudo, no que é apresentadono conteúdo programático exposto no edital. E como ainda não temos um novo edital publicado, vamos usar como base o que foi exigido no documento mais recente:
Soldado
A prova objetiva teve um total de 40 questões, que foram distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Direito Penal – 06 questões;
- Direito Constitucional – 06 questões;
- Direito Penal Militar – 06 questões;
- Estatística – 04 questões;
- Direitos Humanos – 04 questões;
- Legislação Extravagante – 04 questões.
E além da prova objetiva, os candidatos precisaram passar por uma Avaliação Psicológica composta por Teste de Personalidade, Teste de Inteligência e Dinâmica de Grupo, Prova Situacional ou Anamnese Psicológica; e também pela AFM (Avaliação Física Militar), composta por Avaliação Médica/Controle Fisiológico e Teste de Capacitação Física.
Soldado Especialista
Na ocasião as especialidades buscadas foram Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Comunicações, Armeiro e Auxiliar de Motomecanização de Viaturas. As provas objetivas tiveram um total de 40 questões, divididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Matemática – 04 questões;
- Noções de Direito – 03 questões;
- Direitos Humanos – 03 questões;
- Informática (exceto para a especialidade de Auxiliar de Comunicações) – 04 questões;
- Conhecimentos Específicos – 16 questões;
- Para a especialidade de Auxiliar de Comunicaçõesforam 10 questões de Informática e 10 de Conhecimentos Específicos.
Houve ainda avaliação psicológica contendo Teste de Personalidade, Teste de Inteligência e Dinâmica de Grupo, Prova Situacional ou Anamnese Psicológica; além de Avaliação Física Militar (AFM) composta por Avaliação Médica/Controle Fisiológico e Teste de Capacidade Física.
Oficial de Saúde
As especialidades buscadas no último certame foram Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Anestesia, Psiquiatria e Clínica Médica. As provas objetivas tiveram 40 questões, divididas assim:
- Língua Portuguesa – 09 questões;
- Direitos Humanos – 04 questões;
- Ética Médica – 04 questões;
- Conhecimentos Específicos – 23 questões.
A exemplo dos demais cargos, também houve Avaliação Psicológica e Avaliação Física Militar compostas pelos mesmo testes, além de Prova de Títulos de caráter classificatório.
Oficial – CFO
Para conquistar uma das 120 vagas para ingressar no Curso de Formação de Oficiais, os candidatos precisaram responder a uma prova objetiva contendo 40 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo – 05 questões;
- Direito Constitucional – 05 questões;
- Direito Penal – 04 questões;
- Direito Penal Militar – 04 questões;
- Direito Processual Penal – 04 questões;
- Direito Processual Penal Militar – 04 questões;
- Direitos Humanos – 02 questões;
- Legislação Extravagante – 06 questões;
- Legislação Institucional – 02 questões;
- Língua Portuguesa – 04 questões.
Os postulantes a uma oportunidade no CFO também precisaram fazer uma Prova Dissertativa, uma Prova Oral, passar pela Prova de Títulos, e claro, serem aprovados nas Avaliações Psicológica e Física Militar.
Bom, com todas essas informações já é possível você ter um bom início de estudos e, graças a antecipação da preparação, largar em vantagem contra os demais concorrentes quando um novo concurso PM MG for anunciado.